O Processo Seletivo de 2019 do Programa de Pós-Graduação em Economia – Mestrado e Doutorado –  está de acordo com a Política de Ações Afirmativas da UFMG. O Edital Regular de Seleção dos dois cursos prevê reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros. O Edital Suplementar, por sua vez, prevê reserva de vagas para indígenas e pessoas com deficiência.

Formulários que integral os Editais de Seleção de 2019 – Regular e Suplementar - Mestrado e Doutorado

 

Mestrado

A seleção dos candidatos ao Mestrado em Economia da UFMG é feita pelo Colegiado de Coordenação Didática, com base nos resultados do Exame Nacional de Seleção da ANPEC - Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia

Obs. O candidato, com exceção do treineiro, deverá encaminhar, pelos Correios, diretamente ao centro de Pós-Graduação - CEDEPLAR, até o dia 14/09/2018, os seguintes documentos:

Histórico escolar de graduação (não precisa ser o oficial), currículo (formulário 1), telefone de contato para os meses de outubro/novembro/dezembro e e-mail.

 

Doutorado 

Período de inscrição: 06/08/2018 a 02/10/2018.

A seleção dos candidatos ao Doutorado em Economia da UFMG é feita pelo Colegiado de Coordenação Didática, com base nos seguintes critérios:

  • Avaliação da proposta fundamentada de pesquisa dos candidatos (classificatória e eliminatória).
  • Exame escrito de interpretação de texto sobre a conjuntura econômica brasileira (classificatório e eliminatória).
  • Arguição oral sobre a proposta fundamentada de pesquisa (classificatória e eliminatória).

Maiores informações sobre pesos das provas e pontuação mínima podem ser encontradas no Edital. Informações sobre documentos necessários para a inscrição podem ser obtidas junto a Secretaria de Pós-graduação.

Documentos disponíveis: 

 

Documentos disponíveis: 

 

O Candidato deverá preencher obrigatoriamente o formulário eletrônico de inscrição no link  https://niag.face.ufmg.br/app/formulario/cedeplar/  e anexar os documentos (em formato PDF) descritos nos Editais do Doutorado – Regular (item 3.2) e Suplementar (item 3.7).

 

A Carta de Recomendação será enviada diretamente pelos recomendantes,  em formulário específico somente para: o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , em caráter confidencial, até o dia 02 de outubro  de 2018.

 

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser gerada no endereço https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

Instruções para emissão da guia de pagamento:
Guia de Recolhimento da União - GRU para efetuar o pagamento do processo seletivo

Preencha os dados abaixo:
Unidade Gestora (UG): 153283
Gestão: 15229
Código do recolhimento: 28883-7

Clique na opção avançar

Na próxima tela, preencher somente os campos:
CPF
NOME DO CONTRIBUINTE
Valor principal: R$ 149,11
Valor total: R$ 149,11

selecione a opção "geração em PDF" e clique em “Emitir GRU”.

 

A prova de compreensão de língua inglesa, o exame escrito de interpretação de texto sobre a conjuntura econômica brasileira e a arguição oral serão realizados nos seguintes dias e horários:

  • A prova de compreensão em língua inglesa, dia 30/10/2018, de 10h às 11h30;
  • A prova escrita de língua inglesa terá duração de uma hora e meia e será permitido o uso de dicionário do próprio candidato.
  • O exame escrito de interpretação de texto sobre a conjuntura econômica brasileira, dia 30/10/2018, de 14h às 15h30.
  • Arguição oral sobre a proposta fundamentada de pesquisa, no período de 31/10/2018 e 1º/11/2018, das 08h às 18h.

 

A proposta de pesquisa deverá ter uma folha de rosto com o nome do candidato e o título do projeto, e não poderá conter nenhuma forma de identificação do candidato ao longo do texto.

 

Candidatos selecionados com graduação concluída no exterior deverão apresentar cópia do diploma de curso com selo de autenticação consular e a tradução juramentada para o português do diploma de curso de graduação, no período da matrícula, exceto para aqueles emitidos em língua espanhola, francesa e inglesa. 

 

 As vagas para doutorado do Curso de Economia do Cedeplar são distribuídas nas seguintes áreas de concentração:

(i) Economia Aplicada;

(ii) Economia Regional, Urbana e Desenvolvimento;

(iii) História Econômica, Economia Política e História do Pensamento Econômico.

A Seleção consiste em 4 etapas:

i) avaliação da proposta fundamentada de pesquisa dos candidatos;

(ii) exame escrito de compreensão de texto em língua inglesa (serão dispensados deste exame os candidatos que apresentarem, no ato da inscrição, comprovante de aprovação em exame de língua inglesa realizado, nos últimos 3 anos, para exame de seleção em cursos de pós-graduação credenciados pela Capes, desde que tenha obtido rendimento igual ou superior a 60%);

(iii) exame escrito de interpretação de texto sobre a conjuntura econômica brasileira;

(iv) arguição oral sobre a proposta fundamentada de pesquisa do candidato.

 

Mais informações

Telefone: (55)(31)3409-7087/3409-7156

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria de Pós-Graduação: FACE/CEDEPLAR/UFMG - Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 - 3º andar - sala 3005, Campus Pampulha,  Belo Horizonte - MG, Brasil, CEP 31270-901.

Atendimento em dias úteis, de 08h às 12h e 14h às 18h.