O Processo Seletivo de 2019 do Programa de Pós-Graduação em Demografia  – Mestrado e Doutorado –  está de acordo com a Política de Ações Afirmativas da UFMG. O Edital Regular de Seleção dos dois cursos prevê reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros. O Edital Suplementar, por sua vez, prevê reserva de vagas para indígenas e pessoas com deficiência.

O Cedeplar (Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) abriu processo seletivo para Pós-graduação em Demografia, em nível de Mestrado e Doutorado, com possibilidade de obtenção de bolsa de estudos.

O Programa de Pós-graduação em Demografia do Cedeplar/UFMG, com três décadas de experiência, obteve conceito 7 (o mais alto existente) na última avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Este conceito o qualifica como o melhor programa da área no Brasil consagrando sua excelência em nível internacional.

Formulários que integram os Editais de Seleção 2019

Candidatos brasileiros podem aplicar para o processo regular e suplementar de seleção seguindo as normas dos Editais já disponível no link abaixo:

 

Para informar-se sobre o processo regular e suplementar de seleção clique aqui.

Candidatos de outros países têm duas opções para concorrer a uma vaga para mestrado ou doutorado: pelo processo regular e suplementar de seleção do Cedeplar/UFMG e via acordos internacionais do governo brasileiro com países em desenvolvimento, por meio da CAPES. Para saber se seu país tem convênio com o Brasil, clique aqui. Os interessados podem se inscrever para ambas as modalidades.

Período de Inscrição via Cedeplar/UFMG: 20 de julho de 2018 à 20 de setembro de 2018

As inscrições da seleção 2019 serão realizadas exclusivamente pela internet, das 12h do dia 20/07/2018 até às 23h59 do dia 20/09/2018 (horário de Brasília), acessando o site http://selecao.pop.cedeplar.ufmg.br/inscricao/