Defesa de Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Economia/CEDEPLAR/FACE/UFMG

Calendário
Defesas
Data
03.08.2017 9:45 am - 1:30 pm

Descrição

Defesa de Tese do Programa de Pós-Graduação em Economia/CEDEPLAR/FACE/UFMG

 

Aluna: JÚLIA DE FURQUIM WERNECK MOREIRA

Título: “Macroeconomic Policies after the 2008 Financial Crisis: Lessons from Brazilian and Chinese        Experiences”

Data da Defesa: 03/08/2017

Horário: 09h45

Orientador:    Prof. Gilberto de Assis Libânio (CEDEPLAR/FACE/UFMG)

Banca Examinadora:

Prof. Gilberto de Assis Libânio (CEDEPLAR/FACE/UFMG)

Prof. Fabrício Jose Missio (CEDEPLAR/FACE/UFMG)

Prof. Julimar da Silva Bichara (Universidad Autônoma de Madrid)

Local da Defesa: Auditório nº 3  – Bloco de Seminários - Prédio da FACE/UFMG - CAMPUS PAMPULHA

RESUMO: Durante a crise de 2008, a macroeconomia mainstream foi incapaz de fornecer um conjunto adequado de instrumentos para combater a recessão econômica, o que desencadeou um debate sobre as bases teóricas do pensamento macroeconômico dominante e, consequentemente, sobre o tipo de política macroeconômica que deve ser implementado durante e após uma crise. Essa discussão pode levar a uma mudança fundamental na abordagem geral do uso de políticas fiscais e monetárias como ferramenta de recuperação econômica. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é apoiar esse debate através do estudo empírico das experiências brasileira e chinesa antes, durante e após 2008. Ambos os países usaram medidas não convencionais para enfrentar a crise e obtiveram relativo sucesso. Utiliza-se um VAR Estrutural (SVAR) para verificar qual tipo de política macroeconômica mais contribuiu para o crescimento do PIB de cada um dos países durante o período entre 2000 e 2016. Os resultados mostram a importância do uso de ambos as políticas, mas evidenciam uma maior relevância da taxa de juros e das receitas governamentais como instrumentos macroeconômicos no Brasil e na China, respectivamente, A avaliação das políticas monetária e fiscal por eles adotadas evidencia a impossibilidade de se manter a estabilidade macroeconômica buscando exclusivamente alcançar razoáveis níveis inflacionários por meio do ajuste das taxas de juros. Repensar a maneira de se implementar políticas macroeconômicas é fundamental para adequar a macroeconomia mainstream ao atual cenário da economia mundial e evitar a estagnação econômica hoje vivida por diversas economias desenvolvidas.

ABSTRACT: During the 2008 crisis the mainstream macroeconomics was unable to provide an adequate set of tools to combat the economic recession, triggering a debate on the theoretical basis of the dominant macroeconomic thinking and consequently on the kind of macroeconomic policy that should be implemented during and after a crisis. This discussion may lead to a fundamental change in the general approach to the use of fiscal and monetary policies as a tool for economic recovery. In this sense, the objective of this dissertation is to support this debate through the empirical study of the Brazilian and Chinese experiences before, during and after 2008. Both countries used unconventional measures to face the crisis and obtained relative success. A Structural VAR (SVAR) is used to verify which type of macroeconomic policy most contributed to the GDP growth of each of the countries during the period between 2000 and 2016. The results show the importance of using both policies, but they indicate a greater relevance of interest rates and government revenue as macroeconomic tools in Brazil and China, respectively. The evaluation of the monetary and fiscal policies adopted by them shows the impossibility of maintaining macroeconomic stability aiming exclusively reasonable inflationary levels through the adjustment of interest rates. Rethinking the way macroeconomic policies are implemented is fundamental in order to adapt the mainstream macroeconomics to the current scenario of the world economy and to avoid the economic stagnation experienced by several developed economies today.

RESUMEN:   Durante la crisis de 2008, la macroeconomía mainstream fue incapaz de proporcionar un conjunto adecuado de instrumentos para combatir la recesión económica, lo que desencadenó un debate sobre las bases teóricas del pensamiento macroeconómico dominante y, en consecuencia, sobre el tipo de política macroeconómica que debe ser implementado durante y después de una crisis. Esta discusión puede llevar a un cambio fundamental en el enfoque general del uso de políticas fiscales y monetarias como herramienta de recuperación económica. En este sentido, el objetivo de esta disertación es apoyar este debate a través del estudio empírico de las experiencias brasileña y china antes, durante y después de 2008. Ambos países usaron medidas no convencionales para enfrentar la crisis y obtuvieron un relativo éxito. Se utiliza un VAR Estructural (SVAR) para verificar qué tipo de política macroeconómica ha contribuido más intensamente al crecimiento del PIB de cada uno de los países durante el periodo entre 2000 y 2016. Los resultados muestran la importancia de ambas políticas, pero evidencian una mayor relevancia de la tasa de interés y de los ingresos gubernamentales como instrumentos macroeconómicos en Brasil y China, respectivamente. La evaluación de las políticas monetaria y fiscal por ellos adoptadas evidencia la imposibilidad de mantener la estabilidad macroeconómica buscando exclusivamente alcanzar razonables niveles inflacionarios por medio del ajuste de las tasas de interés. Repensar la manera de implementar políticas macroeconómicas es fundamental para adecuar la macroeconomía mainstream al actual escenario de la economía mundial y evitar el estancamiento económico hoy vivido por diversas economías desarrolladas.