"Instituições de planejamento e de desenvolvimento de Minas Gerais: 55 anos do BDMG, 50 anos do Cedeplar" por João Antônio de Paula

As relações entre o BDMG, a FACE e o Cedeplar sempre se mantiveram ativas, seja pelo papel da FACE e do Cedeplar na formação de quadros técnicos, seja pela presença de vários dirigentes e técnicos do BDMG oriundos da universidade.

O livro Instituições de planejamento e desenvolvimento de Minas Gerais - 55 anos do BDMG, 50 anos do Cedeplar, de autoria do professor João Antonio de Paula, destina-se a todos aqueles que queiram entender os diferentes períodos históricos no desenvolvimento de Minas.

Leitura que se torna ainda mais imprescindível no momento de profunda crise estrutural e política e da necessidade de se buscarem novos caminhos para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. Desenvolvimento que seja capaz de combinar crescimento econômico com justiça social e sustentabilidade ambiental.

Como testemunha direta da atuação dessas instituições, ao longo de mais de cinco décadas, vejo neste estudo uma cotribuição profunda e abrangente para o entendimento do papel de cada uma, e da inter-relação entre elas, para compreensão do desenvolvimento institucional, econômico, político e social de Minas Gerais.

A riqueza das informações e a lucidez e atualidade das análises do autor são, sem dúvida, um grande guia para essas reflexões. Elas servem de base também para o necessároi processo de modernização instituicional do estado e do país.

Clélio Campolina Diniz