No dia 31/05, o Seminário Acadêmico da Demografia dará lugar ao Seminário "O Censo Agropecuário 2017" organizado pelo IBGE e que será sediado pela Face. O seminário tem como objetivo dar ampla divulgação do Censo Agropecuário à comunidade acadêmica, assim como discutir com os usuários a complexidade e a operacionalização desta importante fonte de dados. 

Título: O Censo Agropecuário 2017 (Instituto Brasileiro de Estatística - IBGE)

Data: 31/05/2017 - quarta-feira

Local: FACE/UFMG - Auditório 1

Horário: 8h30 às 18h

 

Programação:

08:30 – Inscrições

09:00 – Solenidade de Abertura do encontro

09:15 – Fala do Chefe da Unidade Estadual do IBGE em Minas Gerais.

09:30 – Coffee Break

09:30 – Mesa Redonda: Censo Agropecuário sua Importância e Grandeza:

  Palestrantes Confirmados:

            Luciano Tavares Duarte – Coordenador Adjunto do Censo Demográfico – IBGE

            Antônio Carlos Simões Florido – Coordenador do Censo Agropecuário – IBGE

            Humberto Silva Augusto – Supervisor das Pesquisas Agropecuárias em MG – IBGE

11:30 – Debate

12:00 – Almoço

14:00 – Mesa Redonda: A importância do Censo Agropecuário na Sociedade

  Palestrantes Confirmados:

            Dr. Pedro Cláudio Coutinho Leitão – Secretário Estadual de Agricultura de MG – SEAPA/MG

            Drª Aline de Freitas Veloso – FAEMG

            Profª Drª Sonaly Cristina R. B. de Lima – UFMG

            Dr. Jason de Oliveira Duarte – Chefe Adjunto de Administração da Embrapa Milho e Sorgo

16:00 – Debate

16:30 – Coffee Break

17:00 – Palestra Máster sobre Uso e Ocupação do Solo proferida pela da Profª Drª Lussandra Martins da UFMG

17:45 – Cerimônia de Encerramento

 

SÉRIE DE CONFERÊNCIAS JEAN MONNET

“Fighting Austerity. Why after 80 years the General Theory of Keynes is still relevant today”
Maria Cristina Marcuzzo (Università di Roma "La Sapienza")
Debatedor convidado: Gilberto Libânio (UFMG)

Data: 01/06/2016
Horário: 19h 
Local: FACE/UFMG - Auditório Prof. Rodrigo Simões (1070) da FACE/UFMG
            Campus Pampulha da UFMG, Av. Antônio Carlos, 6627 - Belo Horizonte/MG


Realização: Centro de Estudos Europeus da UFMG & Módulo Jean Monnet (ThePoEU) – Co-financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia.

Apoio: Cedeplar/UFMG

 

Profa. Maria Cristina Marcuzzo no Cedeplar/UFMG

O Cedeplar/UFMG recebe entre 30 de maio e 2 de junho a Profa. Maria Cristina Marcuzzo (Università di Roma "La Sapienza") para um mini-curso no Programa de Pós-graduação em Economia e uma conferência em colaboração com o Centro de Estudos Europeus e o Módulo Jean Monnet da Comissão Europeia sediado na FACE/UFMG. A Profa. Marcuzzo é uma renomada especialista em história do pensamento econômico e pensamento keynesiano e ministrará um curso com o tema “Cambridge School of Economics in Perspective”, cujas sessões ocorrerão de terça a sexta-feira (30 de maio a 2 de junho), sempre entre 14:30h e 17:30. A conferência, por sua vez, terá lugar na quinta-feira dia 1º de junho e será parte da Série de Conferências Jean Monnet e terá como título “Fighting Austerity. Why after 80 years the General Theory of Keynes is still relevant today”. Tendo como ponto de partida a reflexão crítica acerca da dinâmica de austeridade iniciada no contexto da crise da dívida pública da Zona Euro a Profa. Marcuzzo discutirá a atualidade da obra mais importante de John Maynard Keynes, a Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, publicada originalmente em 1936. A conferência terá como debatedor convidado o Prof. Gilberto de Assis Libânio do Cedeplar/UFMG.

 

Convidamos a todos para a palestra do Professor Michael Heinrich sobre a atualidade de O Capital

Data: 26/05/2017 - sexta-feira

Horário: 11h

Local: Auditório 1 da FACE/UFMG

 

Como parte da programação de eventos em comemoração aos seus 50 anos, o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Faculdade de Ciências Econômicas, promove, no dia 1º de junho, a partir das 14h, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), seminário para discutir a importância e as possibilidades da extensão universitária.

Segundo a professora Sibelle Diniz [foto acima], organizadora do evento ao lado do professor Anderson Cavalcante, as atividades de extensão são fundamentais na Universidade, mas ainda não ocupam espaço de destaque no Cedeplar. “O seminário pretende discutir a relação da extensão com o ensino e a pesquisa nos níveis de graduação e pós-graduação”, aponta Sibelle.

A programação do evento será composta pela mesa A extensão na universidade e o seu papel formador, que vai abordar, de acordo com Sibelle, a extensão como experiência formativa para toda a comunidade universitária. A discussão será feita pela professora Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora de Extensão, pela coordenadora do Centro de Extensão (Cenex) da Face, Lizia de Figueiredo, e pelos professores do Cedeplar João Antônio de Paula e Anderson Cavalcante.

Em seguida, um painel com experiências de extensão realizadas e em curso no Cedeplar será apresentado pelos professores Laura Wong, Ana Flavia Machado, Roberto Luís Monte-Mór e Mario Marcos Rodarte e pela doutorada em Demografia Sulma Marcela Cuervo. Por fim, os participantes debaterão as potencialidades e desafios da extensão na interação com a pesquisa e o ensino no Cedeplar.

A programação completa do Seminário está disponível no site comemorativo de 50 anos do órgão. Os interessados devem se inscrever, até 31 de maio, por meio deste link.

Nos dias 7 e 8 de agosto de 2017 será realizado o Seminário Internacional "Mortality: Past, Present and Future" organizado pelo Painel Cientifico "Lifespan extension with varying cause of death trajectories" em conjunto com o NEPO-Unicamp, Cedeplar-UFMG, PPGDEM-UFRN,  Max Planck Odense - Dinamarca e Australian National University. O seminário visa discutir estudos sobre análise das tendências mortalidade, causas de morte, avaliação da qualidade dos dados e metodologias de projeção de mortalidade, dando atenção às metodologias antigas e novas e suas possíveis aplicações para países com dados limitados. 

A data limite para submissão de trabalhos (resumos) é 20 de maio de 2017. 

Maiores detalhes: http://www.nepo.unicamp.br/eventos/2017/mortality.html