O Programa de Pós-Graduação em Demografia confere os graus de Mestre e Doutor, oferecido em nível acadêmico e em tempo integral com dedicação exclusiva.

Seus objetivos são:

  • preparar pesquisadores de alto nível e profissionais com sólida formação em Demografia para trabalhar tanto no setor público quanto no privado;
  • formar professores para atender à demanda do ensino superior.

O Programa conta com professores dos departamentos de Demografia, Ciências Econômicas e Estatística, entre outros. Conta também com a colaboração de profissionais de outras universidades, bem como de instituições brasileiras e estrangeiras.

As principais linhas de pesquisa do Cedeplar associadas à área de demografia são:

  • Demografia Formal
  • Demografia Econômica
  • Mortalidade e Saúde
  • Fecundidade e Saúde Reprodutiva
  • Migração
  • Família e População

Importante

As aulas são ministradas em português, no entanto, alguns professores, particularmente os convidados, costumam usar o  inglês ou espanhol. Seminários e workshops são oferecidos geralmente em inglês. Por tanto é necessário estar capacitado para isto. Considere também que a falta de fluência   em português pode prejudicar o desempenho acadêmico e o processo de adaptação, dai ser aconselhável que candidatos estrangeiros se matriculem em um curso de português que podem  ser feitos na própria UFMG. Para os falantes de língua espanhola, assumir que não é preciso saber português por serem ambas línguas similares, costuma ser um erro.

Avaliação CAPES

Na última avaliação dos cursos de pós-graduação no Brasil, realizada pela Capes em relação ao triênio 2007-2009, o Programa de Pós-graduação em Demografia da UFMG obteve conceito 7 (sete), qualificando-se como o melhor programa da área no país e consagrando sua excelência internacional.

Destaque-se que a CAPES atribui o conceito 7 aos programas com nível de desempenho similar ao de seus congêneres de padrão de excelência internacional, sendo exigido: desempenho diferenciado (em nível compatível com padrões internacionais) no que diz respeito à produção científica, cultural, artística ou tecnológica; competitividade com programas similares de excelente qualidade no exterior; demonstrações evidentes de que seu corpo docente desempenha papel de liderança e representatividade na respectiva comunidade. Com este conceito, o Curso de Demografia do Cedeplar está entre os melhores 5% programas de pós graduação do Brasil.

Consulte os detalhes da avaliação CAPES (2010).

Avaliação da Capes referente ao triênio 2007-2009, Reconhecimento homologado pelo CNE (Portaria MEC nº1.077, de 31/08/2012, DOU de 13/09/2012, seção 1, página 25)